top of page
  • Foto do escritorDr. Thiago

Cordão de Quebra-Cabeça ou Cordão de Girassol?


Saiba a diferença entre o cordão de quebra-cabeça e o cordão de girassol #inclusão #autismo #pcd
Cordão de quebra-cabeça ou cordão de girassol?

No Brasil, o uso de símbolos e cordões coloridos tem sido uma forma eficaz de sensibilização, conscientização e inclusão sobre diferentes condições médicas e deficiências. Dois dos símbolos mais conhecidos são o Cordão do Quebra-Cabeça, associado ao autismo, e o Cordão dos Girassóis, que representa as deficiências ocultas.


O Cordão do Quebra-Cabeça é internacionalmente reconhecido como o símbolo do autismo. Composto por peças de quebra-cabeça coloridas, representa a complexidade e a diversidade das experiências das pessoas autistas.


Por outro lado, o Cordão dos Girassóis é um símbolo mais recente e específico do contexto brasileiro, destinado a representar as deficiências ocultas. As deficiências ocultas são aquelas que não são facilmente identificáveis externamente, são elas: autismo, doenças autoimunes com limitações físicas/psíquicas, etc.

O girassol foi escolhido como símbolo por sua característica de buscar a luz e representar a esperança e a superação.


Em resumo, embora ambos os símbolos tenham o objetivo de promover a conscientização e a inclusão de indivíduos com diferentes condições médicas e deficiências, oferecendo um símbolo inclusivo para uma variedade de experiências e desafios enfrentados por essas pessoas no Brasil.


Referências:


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2020). Pesquisa Nacional de Saúde: 2019. Rio de Janeiro: IBGE.


Rodolpho, T. A., & Roquete, M. S. (2021). Cordão dos Girassóis: A Luta por Visibilidade das Deficiências Ocultas. In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Educação Especial e Inclusão Escolar, p. 132-143.

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page